quinta-feira, 4 de junho de 2009

Gosto tanto da nossa comunicação social como de pombos

No passado dia 01 de Junho caiu, no meio do Atlântico, um avião da Air France, com cerca de 216 passageiros e 12 membros de tripulação, sem dúvida uma tragédia de envergadura, que deixa o mundo de luto, ou pelo menos quase todo o mundo.
Alguns órgãos de comunicação social noticiaram o seguinte:

12:30 – Governo não sabe se há portugueses a bordo
15:05 – Existia uma passageira com destino a Lisboa
15:28 – Há Português no avião
18:10 – Afinal o português não embarcou no voo Air France
Toda uma nação respira de alívio.
Dia seguinte – Não era português, mas tinha ascendência portuguesa, e além disso, viajava no avião, o quarto na sucessão ao trono de Portugal… que… também não era… errrrrrr… português.

“A Air France e o Ministério dos Transportes francês divulgaram a contagem oficial dos passageiros, por nacionalidades. Assim, no voo 447 seguiam: 59 brasileiros, 72 franceses, 26 alemães, nove chineses, nove italianos, seis suíços, cinco libaneses, cinco britânicos, quatro húngaros, três irlandeses, três noruegueses, três eslovacos, dois espanhóis, dois marroquinos, dois polacos, dois norte-americanos, um sul-africano, um argentino, um austríaco, um belga, um gambiano, um islandês, um filipino, um romeno, um russo, um turco, um canadiano, um estónio, um holandês, um sueco, um dinamarquês, um croata.”

Pois, nenhum português…

Subitamente, para alguns, a tragédia é não haver nenhum português a bordo.
A desilusão de alguns destes jornalistas, ressentidos por não termos nenhum representante português no acidente, foi bem palpável, até os imagino a pensar:
“Bolas, 228 e nem um… gaita. - Bom! A sorte vende quase tanto como a desgraça. - Tudo bem pessoal, afinal não havia mesmo nenhum português a bordo, era o 229º, só que não é bem português, não vão acreditar porque é que ele não embarcou…”
Esquece a tragédia, temos é de descobrir porque é que este gajo não embarcou.

Mas que raio?!
Será que estão a tentar dar um pequeno “twist” positivo a estas notícias negativas?!?

Esta vai ser o tipo de informação que vamos passar a ter:
“Não seguia no avião nenhuma ninhada de cachorros, de gatinhos, ou de qualquer espécime protegido, nem qualquer outra criatura remotamente fofinha e querida.
Seguiam sim no voo, 228 seres humanos e desses temos cá aos pontapés. Para mais nenhum era português. Não perca a notícia de destaque, uma entrevista com o cidadão da Suazilândia, que perdeu o avião por pura sorte, e cuja namorada tem uma amiga que namora com um rapaz que conheceu um cidadão português!”


Brilhante!


DuVall DuForno

2 comentários:

  1. Exacto, já tinha topado esta mania há buesda...
    mas sabes que aqui é um bocadinho igual??
    acho contudo que é por motivos diferentes...
    este post é muito interessante e dava direito a uma dissertação digna de campanha autarquica ou uma sessão no estilo prós e contras por meio de blog...mas definitivamente um tema a desenvolver..Freud explica kind of...tema...

    ResponderEliminar
  2. Portugal tem destas coisas fantásticas:)
    Vamos lá continuar a fazer mais posts para eu ler e sorrir!
    Muita força e ânimo.
    JM

    ResponderEliminar